sexta-feira, 24 de maio de 2019

Dia Nacional Romá (Cigano)



Hoje é celebrado o dia nacional dos ciganos, a data de hoje foi escolhida por ser o dia de santa Sara, santa não canonizada pela igreja católica, mas cultuada por alguns ciganos do Brasil e sul da França. A etnia cigana não possui uma santa oficial, até porque a etnia cigana não possui uma religião oficial, temos ciganos de todas as vertentes religiosas, cristãos, muçulmanos, judeus, budistas, de matrizes africanas, enfim, a etnia Romá está espalhada pelo mundo e consequentemente tem a mesma diversidade de credos do planeta. Mas vale a data como um ponto de referência para que lembremos da história deste povo que chegou ao Brasil junto com as primeiras expedições portuguesas, ou seja, o povo cigano ajudou a semear as primeiras sementes deste continente chamado Brasil.
Infelizmente nossos livros de história ignoram esta participação, aliás,, a história presente do povo cigano no Brasil ainda é ignorada, visto que nem um censo sobre o número de ciganos existe em nosso país. O povo Romá no Brasil sofre discriminação e um processo de invisibilidade num país que ajudou a construir. Como se não bastassem os problemas já históricos e de inclusão na sociedade, há ainda a criminosa utilização e usurpação da cultura cigana pelos falsos ciganos. Gadje (não ciganos) que se aproveitam do desconhecimento notório sobre a cultura por parte da população para tirarem proveito financeiro, e pior, na maioria dos casos, deturpando e destruindo a cultura com criações "místicas" no mínimo vergonhosas.
Que no dia de hoje, no 8 de abril, o dia internacional e legítimo dos ciganos, e nos demais dias do ano, a sociedade, o poder público, e toda a comunidade Romá séria de nossa terra, possa atuar no sentido de mostrar à população a verdade, apenas a verdade, pois a verdade liberta, e o povo cigano precisa ser liberto e surgir como merece na nossa história e em nossas vidas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

  Primeira reunião do GT Ciganos com a comunidade da Morada da Barra em 2022, com o objetivo de planejar as ações do ano.