domingo, 18 de julho de 2021



Esta imagem está circulando nas redes sociais desde a noite de ontem, dia 17 de Julho, de 2021. Um cartaz que divulga uma recompensa de R$2000 (dois mil reais) por cada homem cigano encontrado, suspeitos pela morte dos policiais em Vitória da Conquista (BA), o cartaz ainda diz “recompensa por informações que levem à captura dos foragidos”.



De acordo com a “Lei de Abuso de Autoridade” Nº 13. 869, de 5 de setembro de 2019 as autoridades policiais são proibidas de divulgar imagens, assim como os nomes de pessoas detidas, procuradas sob investigação, reforçando que no artigo 4º da Lei 4.898/65 já é vedado esse tipo de ação.
Parece que estamos em um filme de “velho oeste”, porém infelizmente esse cartaz é real e foi publicado por um perfil do Instagram relacionado à Companhia Independente de Policiamento Tático.
A lei precisa ser cumprida em todos os seus aspectos, porém ao se tratar de povos ciganos, trazemos à tona mais uma vez a reflexão sobre a generalização dos estereótipos negativos e a observação a este fato acontecido no dia 13 de Julho de 2021 em Vitória da Conquista. Ciganos são executados, famílias perdem seus entes queridos pelos abusos das autoridades que generalizam uma etnia, por alguns elementos, estes que ainda não há comprovação real sobre os crimes acusados. Enquanto isso acontecer não há cumprimento de nossa legislação.
Deixamos uma reflexão quanto aos absurdos praticados nas mídias em preconceito aos povos ciganos: E se todos nós, brasileiros, tivéssemos que ser “caçados” por conta de alguém que cometeu um crime?




Nenhum comentário:

Postar um comentário

  Primeira reunião do GT Ciganos com a comunidade da Morada da Barra em 2022, com o objetivo de planejar as ações do ano.