quinta-feira, 31 de maio de 2018

Sim somos todos romás!

A palavra rom além de definir um clã, também significa homem em romanês. Romá, por sua vez, é o seu plural e significa ciganos.

A maioria das Organizações Internacionais, como a União Romani Portuguesa ou World Artist for Roma Rights, que trabalham com a etnia utiliza a palavra Romani e suas derivações romá, rhomá para se referir a todos os ciganos, sem distinção de clã.

A CEPECRO escolheu a palavra romá em seu nome como forma de unir todos os ciganos no Brasil. Todos nós temos o mesmo sangue, a mesma etnia, viemos do mesmo lugar de origem, porém com diferentes direções em suas migrações, e consequentemente diferentes formas de comportamento, comida, vestimenta. Daí surgiram os diferentes clãs. 


A palavra cigano no Brasil tem sido muito usada tornando-se pejorativa. Por isso os membros fundadores da CEPECRO preferiram utilizar a palavra romá.

Estudos mais recentes comprovaram que geneticamente todos os romás possuem o mesmo haplogrupo, ou seja, possuímos alelos iguais em uma determinada parte do cromossomo.


O Objetivo da CEPECRO é tentar reunir forças num país onde os ciganos são tão fragmentados em vários grupos. Nossos direitos serão prevalecidos quando a romá se unir como etnia e não se preocupar em clãs e nomenclaturas.

A etnia tem que ser mais importante que o poder!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

  Primeira reunião do GT Ciganos com a comunidade da Morada da Barra em 2022, com o objetivo de planejar as ações do ano.